A casa que hoje abriga a Pousada Solar da Lapa foi construída em 1893, e no ano de 1903 foi doada para a Associação das Damas de Caridade do Lar e Educandário São Vicente de Paulo, onde passou a ser um local de apoio e amparo para a população da cidade, principalmente mulheres e crianças, após o Cerco da Lapa, episódio que fez parte da Revolução Federalista de 1894 que marcou a história da cidade e também do Brasil.

Nas últimas décadas serviu de residência para várias famílias lapeanas, quando nos anos 90 foi totalmente restaurada pelo Monsenhor Alpheu Luiz que ali viveu até seu falecimento.

A Pousada Solar da Lapa está no Centro da cidade, próxima aos principais bancos, lojas, comércio, restaurantes e rodoviária.

As diárias incluem: café da manhã, estacionamento, internet wi-fi, recepção 24 horas, informações e assessoramento turístico.

Oferecemos quartos com facilidades para portadores de necessidades especiais e ainda comodidades para os bebês (berço e banheira) mediante disponibilidade no ato da reserva.